Eu vos exalto ó Senhor, pois me livraste!


Este deve ser o grito de louvor que a cada instante deve fluir de nossos lábios. A semelhança do salmista ao reconhecer em seus dias o auxílio poderoso de Deus que, certamente nos ama, cuida, livra, protege, ampara ou outros nomes que queiramos usar para tentar traduzir as atitudes de um Deus tão grande em nossa direção.
O Salmista com certeza após um momento forte de tribulação e enfermidade revela a Deus sua gratidão por experimentar seu poderoso auxilio, dando-lhe vitória sobre seus inimigos e, também pelo fato de o Senhor ter escutado a sua prece quando diz: “Clamei por vós pedindo ajuda...”
Coisa bonita é a gratidão. Como é feliz um coração que sabe agradecer, que reconhece de bom grado as ajudas que recebeu. Saber agradecer pelos auxílios recebidos é fonte de humildade, pois, quando agradeço reconheço que nem tudo posso sozinho. Aliás, a gratidão só pode brotar de um coração humilde. Depender não é sinal de fraqueza, mas em certos momentos é relembrar parte de nossa essência, que para ser um pouco mais necessito ser ajudada, e aprender que por mais que nos esforcemos nunca estaremos totalmente prontos para enfrentar a vida. Ninguém é tão sábio que não necessite aprender um pouco mais.
Se olharmos atentamente a sagrada escritura iremos notar o quanto Deus se dignou em cuidar daqueles que escolheu para o seu serviço. Nunca se viu um daqueles eleitos escolhidos para o anúncio do Reino desamparado. Diz a palavra: “Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada” (Sl33, 11). Podemos então entender que nosso Deus é um Deus fiel, que permanece com os seus amados até o fim mostrando o seu amparo de todas as formas.
Amado irmão quero convidar- lhe nesta hora a parar um pouco, refletir e perceber este amparo de Deus em teus dias. Pois, de fato, você também faz parte deste grupo de eleitos, o Senhor tem por você um amor incondicional e também porque te ama te livra todos os dias, e peço que na medida em que este reconhecimento for chegando ao teu coração vá deixando fluir um louvor de gratidão ao Senhor.
Muitas vezes pela correria do nosso dia não conseguimos notar a bondade de Deus a nos acompanhar, a nos livrar, a nos amparar e podemos correr o risco de achar que tudo é fruto dos nossos esforços humanos, ou que tudo simplesmente está em nossas mãos e, assim como muitos nos tornamos os “senhores” da nossa vida, perdendo a oportunidade de desenvolver este grande dom, saber agradecer.
Mas se paramos com humildade iremos perceber que existiram situações que não estavam ao nosso alcance e que se resolveram inesperadamente. E eu, com certeza, afirmo que foi a intervenção divina que por amor opera em nosso favor. Digo isso por experiência própria, na minha vida existem inúmeras situações em que pude experimentar deste auxilio de Deus, me livrando e intervindo de diversas formas e, sou muito grato por isso. Faz pouco tempo que perdi meus pais e na minha família hoje só restamos eu e meu irmão. Hoje, pela graça de Deus, sou membro da Comunidade Crux Sacra e sou muito feliz por isso. Certo dia estava pensando no que seria de mim hoje, neste mundo sem os meus pais, praticamente sozinho, pois, meu irmão vive numa situação um pouco complicada. Se ele, o Senhor, não tivesse coloca a Comunidade Crux Sacra na minha vida eu estaria perdido, o fato de hoje eu estar aqui é com certeza intervenção de um Deus que me ama, que permitiu no tempo certo que eu ficasse sem meus pais, mas não desamparado. Essa é uma das situações, pois quando olho para a minha vida digo alegremente: “Eu vos exalto ó Senhor, pois me livraste!” Eu tinha tudo pra não dar certo, mas este não era o plano de Deus pra mim.
Deus tem uma vida de vitória pra você, portanto a todo instante ele está a cuidar de ti, com fim de que você o encontre e, encontrando-O faça uma experiência de amor com ele e, impulsionado por esse amor torne-se um servo fiel, capaz de como muitos dar a vida por ele. E mesmo que não queiramos um compromisso com Ele, com certeza continuará de pé a sua promessa: “Estarei convosco todos os dias até o fim do mundo!” Mas digo que não é a toa que Senhor nos livra, pois se continuarmos a leitura do salmo perceberemos que o salmista nos faz um convite: “Cantai salmos ao Senhor povo fiel, dai-lhe graças, invocai seu santo nome!”
Diante de tudo que recebemos da parte de Deus o que nos resta é agradecer, ser um povo que adora, que testemunha e invoca o seu nome. As nossas experiências precisam ser ditas, pois elas ajudarão a muitos a encontrarem o caminho que encontramos, caminho esse que nos faz estar à sombra das asas de Deus, lugar de segurança, onde não seremos atingidos e, mesmo que sejamos abalados Ele, o nosso Pai, nos sustentará.
Então, que você meu querido irmão, seja este a fazer experiência de Deus percebendo a cada instante a sua mão a te livrar das mais diversas formas, e também a ser um propagador desses mesmos fatos para que teu testemunho venha a edificar muitas vidas, levando-as, como você, a expressar no final de cada dia: “Eu vos exalto ó Senhor, pois me livraste!”

Deus te abençoe, paz e bem!

Jair José do Nascimento